
.png)

1936 - 2021
O Professor José Manoel de Arruda Alvim Netto teve uma vida dedicada ao estudo e à aplicação da doutrina jurídica, ao compartilhamento de conhecimentos com estudantes e colegas de profissão, ao cumprimento com as normas jurídicas, à defesa do estado democrático de direito e à luta pela garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana.
Desde muito jovem, o Professor José Manoel uniu o conhecimento jurídico e protagonismo em uma área chave para a convivência social e para o desenvolvimento. Dividiu com a esposa e companheira de letras jurídicas, Thereza Celina Diniz de Arruda Alvim, a fundação do escritório Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, em São Paulo.
Bacharel, livre-docente, doutor e mestre em Direito pela PUC de São Paulo, foi professor titular de Direito Civil e coordenador da área de Direito Processual Civil da universidade. Paulistano, Arruda Alvim exerceu a advocacia até 1979. Foi Procurador da Fazenda Nacional de São Paulo, juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo e aposentou-se como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 1984, ano em que voltou para o exercício da advocacia.
Com várias obras publicadas, entre elas o “Manual de Direito Processual Civil”, escrito em 1977, com a vigésima edição lançada em 2020, nos últimos anos Arruda Alvim aprofundou seus estudos sobre os mais variados temas do universo jurídico, antes de seu falecimento aos 85 anos de idade. O professor publicou livros no Brasil e no exterior e estudos em revistas especializadas, que versam sobre Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Tributário e Direito Constitucional.
Algumas frases pronunciadas sobre o Professor José Manoel, no ano passado, mostram a grandeza do trabalho que ele realizou:
“...o Professor Arruda Alvim lançou luzes sobre o contexto dos dias correntes... os riscos da abdicação da democracia e a imperatividade na realização de direitos fundamentais.” – Edson Fachin, Ministro presidente do STF
"É uma perda irreparável. Comecei na advocacia com o professor Arruda Alvim e pude dele receber lições valiosas para a minha carreira e para a minha vida. Um jurista completo, de uma cultura ímpar e que ao mesmo tempo sabia ouvir e dar atenção a todos."
Cristiano Zanin Martins Ministro do Supremo Tribunal Federal
“O jurista e acadêmico foi um notável estudioso e formou gerações de processualistas Brasil afora.” – Luiz Fux, Ministro do Supremo Tribunal Federal
“...seus escritos e suas lições ficam.” – Herman Benjamin, Ministro Presidente do STJ
“Sou um privilegiado, tive o prazer de conviver com um ser humano ímpar; a mais rutilante e polimórfica inteligência que um homem pode conhecer por quase 40 anos! Do lado pessoal umverdadeiro segundo pai.” – Gianfrancesco Genoso – Sócio e CEO do escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
“Arruda Alvim, um gigante que desaparece”
Antonio Carlos Ferreira Ministro do STJ Otavio Luiz Rodrigues Jr., Professor Associado de Direito Civil da FDUSP e Rodrigo Xavier Leonardo Rodrigo Xavier Leonardo Associado de Direito Civil da FDUSP